domingo, 5 de janeiro de 2020

Hoje a família da Natação de Estarreja está de parabéns!




Foi no dia 2 de Janeiro de 1988 que após um desafio lançado pela então Presidente da Câmara Municipal, Profª Maria de Lurdes Breu, ao Sr. Sérgio Cunha que a natação do CDE deu as suas primeiras braçadas com a criação da secção de natação.
Como treinador o Prof. Jorge Crespo iniciou funções e começou a formação de uma equipa de competição de natação.
Desde essa data até aos dias de hoje a secção de natação do CDE tem tido uma atividade regular e com grandes participações nos diversos campeonatos nacionais e internacionais.
Participou ainda por duas vezes no meeting internacional de Casablanca – Marrocos, e no mítico Meeting Internacional da Madeira, conquistando resultados de relevo
A natação orgulha-se também de ter uma forte componente na formação dos seus atletas destacando-se uma elevada percentagem de nadadores que alcançam a sua licenciatura.
Hoje o CDE – Natação tem atletas nas faixas etárias compreendidas entre os 7 anos na categoria de Cadetes e os 72 anos na categoria de Masters, sendo que temos inscritos na Federação Portuguesa de Natação nos diversos escalões (Cadetes, Infantis, Juvenis, Juniores, Seniores e Masters) cerca de 80 atletas que irão nesta época participar em cerca de 60 provas a nível nacional e internacional.
Relativamente às conquistas orgulhamo-nos muito dos nossos campeões nacionais, na época 2011/2012 a Rosa Oliveira aos 50 metros livres na categoria de júnior, na época 2017/2018 o a Inês Teixeira nos 50 metros bruços na categoria júnior e na época 2018/2019 o Mateus Fidalgo nos 50 metros mariposa na categoria de júnior.
Já em abril de 2018 os Masters do CDE iniciaram o seu percurso com 5 participantes nas competições existentes até final da época. Na época passada ascenderam a 22 inscritos tendo a atleta Helena Andrade sido sagrada campeã nacional aos 100 metros costas nos Campeonatos Nacionais de Inverno e aos 100 metros livres nos Campeonatos Nacionais de Verão.
Já nesta época o CDE tem inscritos nesta categoria de Masters 25 atletas.
A Direção da Secção de Natação tem vindo a crescer e a proporcionar o melhor para os seus atletas potenciando e desenvolvendo os seus atletas quer em nível motivacional quer a nível desportivo.
Nesta época foi conseguido proporcional a todos os atletas a implementação do projeto idealizado pela Direção nomeadamente com sessões de Coaching, Nutrição e Fisioterapia.
É também nesta época que algo de inédito irá acontecer no Concelho de Estarreja e na Natação de Estarreja com a participação de um número elevado de atletas nos Campeonatos Europeus de Natação Masters que se vão realizar de 1 a 6 de Junho em Budapeste na Hungria. Este será efetivamente um marco histórico.
A todos atletas, dirigentes, treinadores, pais, presentes e passados, o nosso MUITO OBRIGADO por terem proporcionado durantes 32 anos estes e outros momentos de felicidade.

0 comentários: